Virada 2019 l Marca_Prancheta 1

Ocupar e viver a cidade em todas as suas formas

A Virada Cultural de Belo Horizonte convida a população a experimentar, descobrir e redescobrir ambientes, texturas e vivências no cenário urbano da capital mineira. O evento reúne uma programação extensa e diversa, com música, teatro, dança, artes plásticas, performance, gastronomia, moda, intervenções urbanas, literatura, lazer e outras experiências em suas 24h ininterruptas de duração. O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Fundação Municipal de Cultura (FMC), e conta com apoio de diversos parceiros públicos e privados.

Além de proporcionar um contato mais íntimo entre a cidade e a população, a Virada fomenta discussões importantes para a vida urbana, tais como a utilização do espaço público, a acessibilidade e a diversidade. São, aproximadamente, 400 atrações, que contemplam artistas locais, convidados e uma programação parceira que movimenta os espaços culturais do Município. Toda a programação é gratuita.

Inspirada por um movimento francês e por outras capitais brasileiras, especialmente São Paulo, a Virada Cultural de Belo Horizonte faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. Nas quatro edições já realizadas, o evento mobilizou mais de 1,6 milhão de pessoas.