noticias

A Virada Cultural de Belo Horizonte, que em 2019 será realizada nos dias 20 e 21 de julho, reúne, em 24 horas ininterruptas de duração, diversas intervenções e performances espalhadas pelo hipercentro da capital. Todas as áreas da cultura são contempladas no evento, que pretende trazer à população um novo olhar para a cidade. Propostas podem ser enviadas por qualquer pessoa, mas há algumas dicas que são valiosas para quem quer participar da Virada.

“Não tenho uma banda, não sei dançar, não sou ator, não sei pintar, nem fotografar, nem cozinhar ou performar. Ainda posso participar?” As propostas podem ser de qualquer área da cultura – dança, circo, cinema, teatro, artes visuais, gastronomia, espetáculo infantil, arte de rua – ou mesmo de outros segmentos, como o esporte, lazer e intervenções urbanas, desde que dialoguem com a proposta de ocupação da Virada.

As atrações podem acontecer tanto em espaços abertos como em palcos ou locais alternativos. Ou seja, vale (quase) tudo! Não há limite de duração para as apresentações, também. Ganha pontinhos a mais quem priorizar a economicidade, ineditismo e criatividade. Também é importante pensar em propostas que sejam possíveis de realizar com a estrutura da Virada.

São três características principais que serão buscadas nas propostas: a relevância, a adequação técnica e estrutural à Virada e a viabilidade financeira e documental para a contratação. Vale ressaltar que os cachês variam entre R$ 500 e R$ 3 mil, para todas as áreas contempladas na Virada.

É importante que os candidatos tenham disponibilidade durante as 24h de realização da Virada, uma vez que os horários e locais da apresentação podem ser alterados até o dia do evento. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, neste LINK. Não serão aceitas propostas enviadas por e-mails ou entregues pessoalmente

A seleção de propostas será feita por uma comissão paritária, que envolve pessoas do poder público e sociedade civil. Todos os membros são profissionais com atuação na área e reconhecido saber em cultura. As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do 12 de maio.

Foto: Mariane Botelho
Link para o regulamento
Link para o Formulário de Inscrição